Páginas

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Conheça o 'BlessU-2, o robô pastor

Os robôs estão por toda a parte. Depois do robô que trabalha como monge budista, membros da congregação da Igreja Protestante na Alemanha criaram uma máquina que trabalha como pastor. O BessU-2 tem uma tela touchscreen no peito e oferece aos fieis bênçãos com voz feminina ou masculina em cinco idiomas: alemão, francês, inglês, espanhol e polonês. “Queríamos que as pessoas considerassem a possibilidade de serem abençoadas por uma máquina, ou entender se um humano seria necessário”, explica Stephan Krebs, um dos criadores do robô.

A máquina abre os braços, acende luzes e recita um verso bíblico na voz e língua escolhida. Se o fiel desejar, ele imprime uma folha com as frases ditas. E o BlessU-2 tem até um “substituto”, caso quebre. Segundo o criador, a ideia é “provocar o debate” entre as pessoas. Veja como ele funciona:
O projeto, que mostra como a tecnologia pode ajudar a modernizar a religiosidade, não agradou todo mundo. “As pessoas das ruas estão curiosas, impressionadas e interessadas. Mas dentro da igreja algumas pessoas acham que queremos substituir pastores humanos com máquinas. Um robô nunca poderia substituir o cuidado pastoral. Não queremos robotizar nosso trabalho na igreja, e sim se conseguimos trazer uma perspectiva teológica para uma máquina”, declara Krebs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário