Páginas

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Coca-Cola promete pagar R$ 3 milhões para quem solucionar seu maior problema

Coca-Cola já testou fórmula com stevia para reduzir o uso de açúcar, mas ainda não considera o ideal.

Todas as empresas do mundo, até mesmo as maiores do planeta, estão sujeitas às dificuldades. Para solucionar uma delas, a Coca-Cola lançou um concurso inusitado. A companhia promete pagar US$ 1 milhão (pouco mais de R$ 3 milhões) para quem solucionar seu maior problema: o uso do açúcar. "Esta tarefa hercúlea certamente é um dos maiores problemas enfrentados pela indústria de alimentos, que movimenta US$ 4,8 trilhões", diz a fabricante de bebidas.

De acordo com a empresa, este concurso deve ser visto como um "apelo à ação para pesquisadores e cientistas para encontrar um composto de origem natural, seguro e com baixa ou nenhuma caloria, que crie a sensação de gosto de açúcar quando usado em bebidas e alimentos". Se algum candidato conseguir atender às necessidades da Coca-Cola, receberá o pagamento já no mês de outubro.

A empresa, no entanto, coloca algumas restrições aos produtos. A solução não pode ser "a base de estévia ou fruta-dos-monges e nem ser extraída de alguma espécie de planta protegida", dizem as regras do concurso.


Apesar de parecer bastante dinheiro, alguns consideram muito baixo o valor oferecido pela empresa. Em entrevista ao site americano "Quartz", o analista de bebidas da multinacional financeira Rabobank, Ross Colbert, disse que "quem encontrar a solução pode ganhar mais dinheiro que isso".

"Este concurso mostra o tamanho da pressão que é encontrar um substituto ou uma adequação. É algo como a busca pelo Santo Graal, porque criou uma adversidade aos refrigerantes gaseificados", afirma o especialista. 

O mercado

Nos últimos anos, o mercado de refrigerantes passou por mudanças significativas nos Estados Unidos. Segundo pesquisas, hoje a população consome 19% menos refrigerante do que há 15 anos. Isso acontece, principalmente, por preocupações com a saúde – o que justifica a busca da marca por algum substituto ao açúcar. 


Um dos problemas que a Coca-Cola enfrenta é que muitos consumidores passaram a substituir os refrigerantes por bebidas mais saudáveis, com chás, por exemplo. Nos EUA, há movimentos que solicitam uma elevação de impostos sobre os produtos em diversas cidades do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário