Páginas

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Itaipu torna-se líder mundial em produção de energia

A Usina Hidrelétrica de Itaipu.

A Itaipu Binacional atingiu em poucos minutos deste sábado 17 a geração anual de 98,800 milhões de megawatts-hora (Mwh) de energia, novo recorde mundial. Com o novo número, Itaipu fica à frente da usina de Três Gargantas, na China – que fechou novembro com a geração em torno de 83 milhões de Mwh e prevê uma produção total de 90 milhões de Mwh no ano – e torna-se líder mundial de produção de energia.

Produção atingiu 98.800.319 milhões de megawatts-hora nos primeiros minutos deste sábado 17.Itaipu destaca que o recorde mundial em geração anual de energia se soma ao título que Itaipu já detinha: o de maior produção acumulada. Desde a entrada em operação de sua primeira unidade geradora, em maio de 1984, há 32 anos e sete meses, Itaipu já produziu mais de 2,4 bilhões de MWh, energia suficiente para atender a demanda do mundo inteiro por 40 dias.

A empresa destaca ainda que o aumento da produção também refletirá em mais royalties (indenização pela exploração do uso da água para a geração de energia elétrica), pagos ao Brasil e ao Paraguai. “Como o cálculo é feito com base na variação do dólar – e como a moeda americana se valorizou frente ao real -, o repasse de royalties a partir da produção deste ano será 15% maior”, calcula a empresa. Desde o início do pagamento, em 1985, a soma dos royalties pagos pela Itaipu para os dois países passa de US$ 10 bilhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário