Páginas

terça-feira, 5 de julho de 2016

Chinesa Three Gorges paga R$ 4,8 bi e assume hidrelétricas em SP

A usina de Ilha Solteira, agora administrada pela chinesa Three Gorges.

A chinesa Three Gorges assumiu no dia 1º de julho a operação das hidrelétricas de Jupiá e Ilha Solteira, em São Paulo, após pagar na véspera 4,8 bilhões de reais ao Tesouro Nacional. A operação foi informada pela empresa, em comunicado. O pagamento feito ao governo foi a segunda parcela de um total de 13,8 bilhões de reais cobrados pela União à companhia a título de bônus pela outorga das usinas. Elas foram licitadas em novembro passado, após o vencimento de seus contratos de concessão.

"O pagamento da outorga foi financiado com empréstimos estruturados e capital próprio", disse a Three Gorges, sem detalhar. A companhia foi a grande vencedora do leilão de 2015, que arrecadou ao todo 17 bilhões de reais. O prazo limite para o pagamento da segunda parcela era 30 de junho. A empresa chinesa é a controladora da hidrelétrica Três Gargantas, na China, a maior do mundo.

As hidrelétricas de Jupiá e Ilha Solteira estão entre as maiores do Brasil e somam um total de 5 gigawatts em capacidade. Antes do vencimento do contrato de concessão, ambas eram operadas pela estatal paulista Cesp. A Three Gorges disse que, ao assumir a operação das usinas, passou a somar 6 gigawatts em potência instalada. Isso faz dela uma das maiores geradoras do Brasil, atrás apenas de empresas do grupo Eletrobras, da privada Tractebel e da Petrobras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário