Páginas

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Táxis agora são obrigados a aceitar cartão em São Paulo

Multa para quem não cumprir a determinação é de 32,40 reais, e o taxista receberá cinco pontos no prontuário.

Após duas prorrogações, a prefeitura de São Paulo vai começar a fiscalizar e multar nesta terça-feira taxistas que não oferecerem meios de pagamento eletrônico aos usuários. A multa para o taxista que não cumprir a determinação é de 32,40 reais, e o condutor receberá cinco pontos no prontuário. Em caso de reincidência, o valor e a pontuação dobram. Além disso, o taxista estará sujeito a ter veículo e Condutax retidos.

A portaria que determinava a obrigatoriedade da máquina de cartão nos táxis foi publicada em novembro de 2015 com prazo inicial de um mês para a adequação. Em dezembro, porém, a prefeitura prorrogou até 4 de março deste ano, quando a medida foi novamente adiada, por mais um mês. Nesta segunda-feira, terminou o prazo para que os motoristas instalem os equipamentos nos veículos.

Desde o fim do ano passado, o prefeito Fernando Haddad (PT) declarou que seriam adotadas medidas para modernizar o serviço de táxi na capital. Haddad criou uma comissão para avaliar inovações tecnológicas que poderiam ser incorporadas aos veículos. Na mesma portaria que exige o fornecimento de pagamento eletrônico, a prefeitura também determinou que os táxis deverão ser equipados com instalação de carregador de energia elétrica para aparelhos eletrônicos como celular, tablets e notebook como "forma de cortesia".

Em nota, o Departamento de Transportes Públicos (DTP), órgão fiscalizador da Secretaria Municipal de Transportes (SMT), informou que continua em diálogo com os representantes dos taxistas em reuniões da Câmara Temática de Táxi.

"A instalação dos equipamentos tem como objetivo proporcionar mais uma opção de pagamento, levando-se em conta que a maioria dos usuários dispõe de cartão de crédito e/ou débito e aprimorar a prestação de serviço táxis na cidade. O DTP informa que qualquer instrumento, equipamento ou tecnologia poderá ser utilizado. O importante é que estejam disponíveis para o usuário as funções débito e crédito", disse o DTP em nota.

O órgão orientou que passageiros podem fazer reclamações pelo e-mail dtpsac@prefeitura.sp.gov.br, pelos telefones 2692-3302 e 2291-5416, ou mesmo por mensagens por WhatsApp no 97205-7142. Os usuários devem informar a placa do veículo e o horário da ocorrência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário